NEI

Núcleo de Empreendedorismo e Inovação amplia possibilidades de empreendedores mineiros

Ajudar empreendedores a alavancar vendas, atraindo investimentos para Minas Gerais e gerando emprego e renda. É com esse intuito que o Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI), iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) foi desenvolvido e desde outubro vem atendendo as demandas das pessoas que desejam dar uma alavancada no negócio. Em parceria com a FAPEMIG, o projeto visa estimular a educação empreendedora e potencializar o desenvolvimento de startups, microempreendedores e empresas privadas e indústrias do Estado.

Preparando os empreendedores para o mercado, o NEI disponibiliza estrutura para o desenvolvimento das aptidões dos participantes: coworking, palestras, capacitações, orientações estratégicas e mentorias. Além disso, a iniciativa também disponibiliza cursos com temas estratégicos e conteúdo direcionado à realidade dos participantes, além de eventos e experiências praticas em mercados reais, proporcionando a ampliação do networking. Com esse intuito, a equipe do núcleo é composta por empreendedores, mentores e profissionais com grande experiência, garantindo uma abordagem com foco em negócio.

Com apenas dois meses desde sua criação, o NEI já prestou assessoria para 14 startups, tendo cada uma faturamento médio mensal de aproximadamente R$ 3.488. Até o momento, 43 empreendedores estão envolvidos no projeto. Além disso, 67h mensais de atendimentos foram realizadas. Neste aspecto, mais de 200 pessoas foram impactadas diretamente, sendo uma média mensal de 100 pessoas.   

A infraestrutura do NEI está disponível para empreendedores que possuam um produto/serviço pronto para ser comercializado, que tenha realizado pelo menos uma venda deste produto ou serviço e que esteja comprometido com o desenvolvimento e crescimento do negócio. Quem se enquadra nesses requisitos e quer desenvolver o seu negócio pode enviar um resumo do projeto e seus contatos para nei@uaiteclab.mg.gov.br.  O endereço do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NEI) é rua Raul Pompéia, 101, 9º andar, bairro São Pedro.